Buscar
  • Marketing

O que fazer para conseguir conciliar diversos recebíveis em prazos curtíssimos?

Atualizado: Jan 20

Saiba como conciliar diversos recebíveis em tempo reduzido no decorrer deste artigo!

As palavras “conciliação de recebíveis” e “prazo” não combinam muito, e quem mais vivencia essa dificuldade é o pessoal do departamento financeiro. Isso porque a rotina de fazer a conciliação financeira não é uma tarefa fácil.


No entanto, esta parte é fundamental para os negócios. Afinal, os lojistas precisam controlar compras feitas à vista e parceladas, cancelamentos, estornos dos cartões e por aí vai.


A rotina do setor de contas a receber


O controle de recebíveis exige uma rotina bastante metódica, mas que é necessária quando falamos de uma empresa com diversos tipos de pagamentos (multiplataforma, numerário, cartões, vouchers etc). Algumas das demandas existentes no dia a dia são:

  • Checar se os valores repassados pelas operadoras de cartão estão corretos;

  • Verificar se as taxas administrativas, previamente negociadas, são as cobradas;

  • Conferir como e quantos cancelamentos de venda ocorrem por dia;

  • Apontar em quantos cancelamentos o vendedor terá direito ao ressarcimento;

  • Identificar as compras invalidadas e controlar as antecipações de recebíveis;

  • Mostrar para o lojista o quanto tem a receber futuramente pelas vendas atuais.

Quando algo falha em algum ponto desses, as dificuldades e os problemas podem surgir.


5 pontos que prejudicam sua empresa


1. Visualização dos valores

Uma das dificuldades apontadas pelos profissionais da área diz respeito à complexidade na visualização de todos os valores que devem (ou deveriam) entrar na conta.


2. Divergências

Divergências e inconsistências nos relatórios financeiros podem surgir quando as empresas precisam lidar com várias instituições financeiras separadamente, verificando as entradas e os saldos. O cenário piora quando falamos de diversos bancos ao mesmo tempo.


3. Problemas no fluxo de caixa

Quase todas as empresas passam por problemas recorrentes com o fluxo de caixa. Quando feito em planilhas, com informações colhidas e transmitidas manualmente, o controle acaba sendo prejudicado. As análises e projeções realizadas com base nesse tipo de relatório, por vezes, são divergentes e inconsistentes. 


4. Erros de conferência

A conferência de transações realizadas manualmente pode causar a demora no processo e o aumento da ocorrência de erros. Além disso, o tempo dedicado é muito grande, gerando baixa produtividade e dificuldades na execução de outros processos.


5. Desgaste da equipe

O tempo necessário para a conciliação manual pode durar várias horas, quando não um dia inteiro. Até mesmo pode necessitar de mais de um profissional dedicado exclusivamente para esta função. Isso pode acabar interferindo até mesmo na rotina do gestor financeiro, já que, às vezes, é obrigado a entrar no operacional para garantir o resultado esperado. O que acaba tirando o foco do estratégico.


Agilizando a conciliação de recebíveis


O uso de cartões, numerário, vouchers e outros tipos de pagamentos impactam diretamente na rotina da área financeira. Afinal, um volume enorme de transações, proveniente de várias operadoras, é registrado todos os dias. Que, por sua vez, deve ser consolidado e conciliado para garantir o controle dos recebíveis.


Por isso, fazer uso de uma solução tecnológica é imprescindível para que seu time realize a gestão financeira de forma eficiente e produtiva. Com ela, é possível ainda implementar a consolidação de dados de todos os estabelecimentos – e diferentes operadoras – de modo automático e diário. O resultado é a visualização do controle de vendas com adquirentes num único ambiente.

A administração do tempo é um dos maiores problemas das empresas. Organizá-lo ajuda não somente na otimização das tarefas, mas também no desenvolvimento de processos mais eficazes, eliminando todo tipo de retrabalho.


Se seu objetivo é uma gestão financeira eficiente e ágil, a implementação da conciliação bancária é uma ótima forma de atingi-lo. Com isso, as conferências, que geralmente duram dias ou até meses, são realizadas em poucos minutos.


Independentemente do tamanho da empresa, sempre há uma solução atrelada à tecnologia que pode melhorar – muito – a performance e a rastreabilidade na conciliação.


Procure a que melhor se adapta ao seu cenário e obtenha a conciliação de recebíveis em um curto prazo! Clique aqui para saber mais.



6 visualizações0 comentário

© 2020 por Trustion