Buscar
  • Marketing

5 benefícios de automatizar sua conciliação de recebíveis

Atualizado: Jan 20

A conciliação de recebíveis também é um problema na sua empresa? Neste post, listamos quais aspectos devem ser evitados a todo custo e também os benefícios tangíveis da automatização.

Você sabia que, mesmo com alguma automação, os índices de assertividade da conciliação de recebíveis são de 85% a 90%?

Embora receba um forte trabalho de retaguarda, identificando e tratando as divergências apresentadas, a maioria das empresas acaba deixando esse processo de lado.


Isso por conta da dificuldade, morosidade ou ainda falta de efetivo operacional para comunicar os parceiros de negócio, a transportadora de valores, os adquirentes ou ainda as empresas de aplicativos.


Conciliação financeira do início ao fim


O processo de conciliação de recebimentos é relativamente simples, porém requer muita atenção por parte do responsável por essa atividade. Ele ocorre a partir da verificação da movimentação no extrato bancário e da chegada das contas (a pagar e receber).


Com a identificação de cada valor, e um saldo positivo ou negativo, é levado em consideração o saldo inicial disponibilizado na conta.


No caso da conciliação de cartões, o processo consiste em checar dados disponibilizados pelas operadoras sobre as compras realizadas na sua empresa e verificar se não há disparidade entre os valores pagos, prazos estabelecidos e descontos cobrados.


Quando constatadas certas diferenças, o responsável deve entrar em contato com a operadora para solicitar a correção dos valores. É importante que essa checagem seja feita todos os dias, especialmente se a empresa tem um alto volume de vendas.


Problemas na conciliação manual


Quando o controle de vendas é feito manualmente ou por amostragem, o departamento financeiro deve ter ainda mais atenção. Isso porque o processo é passível de algumas situações vulneráveis. Confira:


Falta de produtividade


O tempo dispensado para conferir todos os valores manualmente é alto e costuma demandar muita mão de obra. Esse trabalho pode ser ainda maior, se considerados todos os meios de pagamento aceitos hoje em dia.


Possibilidade de erros


Informações erradas ou desencontradas podem resultar em retrabalhos frequentes, ocasionando eventuais perdas financeiras – do recebimento errado ao não recebimento.


Chargeback


Quando alguém faz uma compra por cartão e cancela em seguida junto ao banco, dizendo não reconhecê-la. Isso inicia um processo que, na maioria das vezes, o varejo não percebe pela falta de rastreamento em tempo real para reverter a situação.


Cobrança recorrente


Pode haver a cobrança, seguida do aluguel de máquinas que já foram canceladas. Outro problema que ocorre é quando as tarifas de antecipação e de máquinas são maiores do que os valores acordados.


Por isso, é fundamental que se confira regularmente as despesas da empresa, para que se evitem erros como esses.



5 benefícios da automação


A conciliação automática elimina todo o processo de impressão dos extratos bancários, separação de contas por período e comparativo entre despesas e receitas. Isso sem a necessidade de conferir valor por valor, o que torna todo o processo mais dinâmico.


Mas as vantagens não param por aí! Confira 5 motivos para pensar na automação da gestão financeira de sua empresa:

  1. Centralização A integração de processos será facilitada e centralizada em um ambiente único, ao alcance de todo o time. Em caso de necessidade de consulta, alguns poucos cliques já emitirão o resultado solicitado.

  2. Visualização universal Com a automação, relatórios unificados ficam disponíveis, simplificando a visualização dos lançamentos e permitindo identificar aqueles que estão corretos, com divergências ou ainda não conciliados.

  3. Gestão de cancelamento e chargebacks A partir de um sistema automatizado, se torna menos trabalhoso gerenciar a devolução de pedidos que resultam em chargebacks. Isso é feito pelo controle de valores reembolsáveis e prazos de solicitação, ajudando na manutenção das receitas do negócio.

  4. Competitividade Quanto mais você automatizar seus processos, mais controle terá em mãos, assim como maior embasamento para ganhar vantagem competitiva e enfrentar um mercado de consumidores cada vez mais exigentes. Além disso, sobrará mais tempo para os profissionais financeiros se dedicarem a atividades mais estratégicas.

  5. Baixas automáticas A integração a sistemas de gestão empresarial possibilita automatizar também a baixa de títulos recebidos. Essa é mais uma maneira de aumentar produtividade na gestão de contas a receber. Se você chegou até aqui, percebeu a importância da gestão de recebíveis e como a automação pode facilitá-la. Além disso, viu como a simplificação desses processos contribui com o aumento da produtividade e a saúde financeira da empresa.


Sendo assim, não deixe de considerar essa solução para o seu negócio, seja ele um pequeno comércio ou uma grande rede!



6 visualizações0 comentário