Buscar
  • Marketing

10 benefícios ao otimizar sua produtividade na conciliação de recebíveis

Atualizado: Jan 20

A conciliação de recebíveis pode ser considerada uma vilã da produtividade. No entanto, ela é mais do que necessária. Conheça 10 benefícios de uma boa gestão.

Ao longo de um dia, uma única empresa pode fazer dezenas, centenas e até milhares de vendas. Podemos somar a este cenário ainda as várias formas de pagamento – cartões, dinheiro, cheque, vouchers e cupons – que são recebidas no local.


Quem trabalha com gestão financeira, sabe que isso resulta em um processo enorme para conferir. Afinal, são muitos registros que precisam de verificação.


Todos os valores entraram no caixa? O banco contabilizou o depósito? E a operadora de cartões, descontou a taxa corretamente? As perguntas são muitas, e o tempo para executar essas funções é extenso.

Não à toa, a conciliação de recebíveis pode ser considerada uma vilã da produtividade. No entanto, ela é mais do que necessária.


Para provar isso, fizemos uma lista dos benefícios tangíveis que solucionam o problema. Confira!


10 benefícios tangíveis da conciliação de recebíveis

  1. Controle financeiro Ao cruzar os valores das vendas realizadas com os extratos, a empresa tem a visualização exata daquilo que recebeu, das vendas canceladas e antecipações. Além de acompanhar com precisão as taxas cobradas pelas operadoras. Desta maneira, o empresário garante o controle total dos seus recebíveis, tendo a noção clara do que vai entrar e sair do caixa da empresa.

  2. Informações centralizadas Com um sistema de conciliação bancária, a sua empresa poderá reunir e consolidar uma variedade imensa de dados ao mesmo tempo. Por exemplo, a equipe financeira terá todas as informações de vendas – vendas realizadas, previsão de recebimento e recebimentos ocorridos – dos estabelecimentos, de diferentes operadoras de cartão e de qualquer período.

  3. Diminuição dos erros A equipe passa a aproveitar melhor o seu tempo na análise das informações, já que foca menos na execução e mais na gestão dos dados recolhidos. Isso somente é possível com uma boa solução de conciliação de contas, que automatize e facilite esse processo.

  4. Conferência de taxas e serviços Quem vende com cartão sabe que, ao firmar um contrato com a operadora, a empresa paga taxa sobre todas as vendas que realizar. O problema é que, muitas vezes, ela acaba não sendo conferida – seja por descuido ou falta de tempo. No entanto, saber se você está pagando por aquilo que foi acordado é uma das principais funcionalidades da conciliação – principalmente, quanto às taxas da maquininha.

  5. Controle de cancelamentos Uma venda cancelada que não é estornada ao cliente pode se transformar em um grande problema para a empresa. Existe o risco de uma ação judicial – e só esse fato já vale o investimento em um sistema de conciliação que cuide dos cancelamentos. Ao informar instantaneamente que a transação foi cancelada, a empresa evita esse tipo de situação.

  6. Controle de chargeback Os chargebacks representam uma grande dor de cabeça para qualquer lojista. Eles ocorrem quando o titular do cartão não reconhece a origem da sua compra. Ou seja, o lojista vende e depois descobre que o preço da venda não será mais creditado, porque ela foi considerada inválida.

  7. Antecipação planejada A antecipação dos recebíveis é uma prática comum em diversas empresas. Mas, pela falta de um controle de contas exato, muitas vezes, o gestor não sabe quando tem o direito a receber, perdendo tempo com a conferência dos valores em uma conciliação.

  8. Menor perda de dinheiro Quando uma empresa não sabe se o que vende via cartão foi confirmado pela operadora, é inevitável haver prejuízos. Em médio e longo prazo, essa falta de controle pode resultar em prejuízos financeiros de grande escala – e até mesmo, na falência do negócio.

  9. Organização dos dados A conciliação de recebíveis proporciona um maior controle dos dados, transações e outras informações relevantes. Isso permite a previsão de resultados e problemas em seu estágio inicial.

  10. Tempo para áreas estratégicas Um maior controle e uma boa rotina de conciliação garantem o aumento na produtividade do time e a diminuição de erros nos valores auferidos.

Você viu como a conciliação de recebíveis pode otimizar a produtividade em sua empresa? Pense nisso!

Até a próxima.


0 visualização0 comentário